1 de Fevereiro - Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

 Os benefícios da leitura em voz alta




Estudo indica que uma leitura em voz alta mais interativa, com repetição de palavras, mostra melhor efeito para o aprendizado e o vocabulário das crianças

A leitura em voz alta para as crianças traz benefícios para o aprendizado dos menores. Esta leitura compartilhada faz com que os mais pequenos se sintam partícipes dos textos, e se interessem mais pela leitura e pelas narrativas.

Segundo um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia, os benefícios desta leitura podem ser ainda mais efetivos se quem lê a história segue estes conselhos:

  • Realizar uma leitura interativa – Mostrar imagens e ilustrações durante a contação da história, fazer perguntas ou explicar o significado do vocabulário mais difícil. Segundo os autores, este estilo mais “dialógico” favorece o aprendizado de novo vocabulário.
  • Repetir palavras – A repetição de novas palavras ao longo da história reforça sua compreensão e ajuda na memorização. Uma possibilidade é contar um conto várias vezes para que se possa lembrar e assimilar as palavras associadas na história.

Estes são fatores que podem influenciar nos bons resultados da prática de contar histórias às crianças. Mas segundo os resultados deste estudo, que analisou 38 artigos que envolveram pesquisas com um total de 2.455 crianças, a idade da criança, a pessoa que lê a história e o tempo entre a leitura e a avaliação, não foram fatores que interferiram nos efeitos da leitura para o aprendizado infantil.

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido.

Os profissionais da área de Educação interessados numa formação contínua podem optar pelos programas patrocinados pela FUNIBER, na modalidade online, como por exemplo, o Mestrado em Educação.

Fonte: https://blogs.funiber.org/pt/formacao-professores/2019/07/07/funiber-leitura-beneficios 

Foto: Todos os direitos reservados


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"