Livro da semana: "Santos da Porta"


Santos da Porta
Edição ou reimpressão: 12-2010
Editor: Palimage


SINOPSE
Os cinco contos que compõem esta obra colocam em evidência os conhecimentos de história e do património do autor, em paralelo com uma capacidade de observação e de recriação de ambientes, espaços e personagens característicos de um Portugal rural, onde a vida era manifestamente difícil, que se mantém na memória das pessoas mais idosas, mas que é completamente estranho às novas gerações, maioritariamente enformadas pela ambiência e vivências próprias da urbanidade.
O título da obra - Santos da Porta - poderia sugerir uma narrativa centrada na vida dos santos, mas o autor subverte com mestria essa orientação e incorpora-os na ação e na ambiência centrada em personagens vulgares, no ritmo de vida e no quotidiano de lugares marcadamente rurais.
Não há um desfecho clássico para cada um dos contos, o que poderia acontecer fica em aberto, o leitor fica com vontade de ter mais e na sua imaginação pode dar continuidade ao enredo e conceber possíveis desfechos. Cada um dos cinco contos lê-se, sente-se e aprecia-se…


Fátima Eusébio
(do prefácio)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"