Livro da semana: "Pacto de silêncio"

Pacto de Silêncio
Edição ou reimpressão: 10-2012
Editor: Padrões Culturais
Páginas: 368

SINOPSE
A narrativa começa em meados dos anos oitenta, recua até aos anos quarenta passa pelo final dos anos sessenta, atravessa o 25 de Abril e o PREC para acabar nos nossos dias.
Os excessos de um jantar de despedida de solteiro, as manobras políticas na última remodelação ministerial de Salazar, os segredos de uma família inglesa do Douro, as ligações de uma família italiana refugiada em Portugal no tempo de Mussolini, um grupo de interesses habituado a influenciar as políticas europeias e um especialista em geotecnia que descobre uma perigosa conspiração.
Eis os ingredientes deste romance que com ritmo e intensidade nos transporta pelos meandros de uma cabala, inicialmente quase inocente, mas que se revela progressivamente mais maquiavélica e tenebrosa. A amizade de quatro jovens e as suas ambições são postas à prova.
E eles acomodam-se. Mas um deles vai viver intensamente o problema de consciência, dividido entre a lealdade e a integridade, entre as conveniências e a mulher da sua vida.
EXCERTOS
«– Se durante o tempo em que estamos a candidatar o projecto a apoios e a dizer que é um fantástico projecto-piloto, alguém descobre que os solos não prestam, em que posição fica o governo português e o seu representante no grupo de alto nível? Todo o tempo a defender o projecto com base numa mentira! Que impacto terá isso na nossa credibilidade? Para vocês, será indiferente. Enquanto não ganharem o concurso, o problema não é convosco. É com quem fez os estudos de base, quem os aprovou e quem os está a promover, quer dizer EU! Não, Gonçalo. Francamente não estava à espera disto e não estou disponível para arriscar o meu nome, que é o pouco que me resta, numa manobra destas. Isto para não dizer numa mentira destas proporções... Seria muito tempo sem dormir e não aguentaria... Lamento, Gonçalo, mas terás de arranjar outra pessoa.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"