Livro da semana: "Alice e a sua passagem por Ophiusa"
- Obter link
- X
- Outras aplicações
de Ilídio Duarte Rodrigues
ISBN: 9789897747779
Edição ou reimpressão: 05-2017
Editor: Chiado Books
Páginas: 210
SINOPSE
A presente narrativa é a vida.
É a vida da jovem Alice e de seus avós Ângela e François. São as suas tristezas, alegrias e luta.
É a angústia, o desamparo e o desespero perante a morte de François, primeiro, e de Ângela, mais tarde. "- Eu sei, eu sei … Tu és um ser racional e, por isso, sabes que a morte é inevitável. Daí sentires uma angústia natural perante o simples pensamento dela. Eu já nem sinto angústia nem medo. Sabes de que tenho receio? É do caminho que devo fazer para lá chegar."
Mas é também a felicidade construída pelo amor, que tudo muda em ouro: o amor para a vida e para a morte e o amor inventado e construído em cada momento. E é ainda o prazer do desejo lascivo na promíscua Leukotekia da década de trinta do século passado. "François, com um ar feliz e um brilho nos olhos, como nunca lhe tinha visto, retribuiu com outro beijo. Então dei-lhe a ordem de LouiseLabé "Beija mais, beija-me e torna a beijar."
Depois, é a luta da avó Ângela contra o arbítrio, a opressão, a barbárie, que viveu na sua pátria, e a sua aspiração à liberdade. São os valores que todos comungam, nos quais a avó Ângela vê os alicerces da construção do ser humano. "Diz-me que valores tens, que eu te direi quem és, costumava ela afirmar. Todavia, nunca impediu a sua livre escolha. Então não é verdade que o valor só tem valor se for livremente escolhido? Nunca fez das alternativas um papão. Isso seria tentativa de manipulação, pois claro.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário