Livro da semana: "Pequenos, grandes tiranos"

Pequenos, Grandes Tiranos
de Valter Calvário 
Edição ou reimpressão: 
Editor: Chiado Editora
Páginas: 348

SINOPSE
Arold era um dos meninos Pobres, separado dos Ricos por uma vedação, que dividia a sua escola em duas, apesar de a sua metade ser muito menor que a outra.
Esta fora a primeira vez que teve conhecimento de que existiam regras e classes sociais. Começou a prestar mais atenção ao funcionamento da escola e como ela era dirigida. Percebeu o porquê daquelas barreiras. Fora-lhe dito que serviam para impedir a mistura de classes, pelo que sentiu na pele, e pela primeira vez, a injustiça da discriminação.
Neste momento não lhe interessava ser um dos alvos, tão pouco se importava com a própria razão de ser, no entanto olhava para aqueles professores do outro lado da vedação com uma repulsa que, até então, desconhecia. Os próprios adultos escarneciam dos rapazes e raparigas do outro lado, tentando promover a diferença de classes e criar uma mentalidade de rebaixamento e serviço para com os mais ricos e poderosos. Não era só o pequeno Arold que se encolerizava com tal situação. O seu grupo também não gostava dela, assim como a maior defensora das crianças do seu lado da vedação, a professora Bertl. Talvez por ter nascido e conhecido o País Grande onde não se sentia tamanha diferença, mas vivido no País Pequeno, em que estas estão tão acentuadas que as próprias crianças e os seus pais estejam habituados às mesmas. Mas não iria permitir que naquele lugar assim fosse, não, enquanto pudesse fazer alguma coisa para evitar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"