Livro da semana: "Sapinho de bruxa"

Sapinho de Bruxa
de José Pereira da Graça 
Edição ou reimpressão: 
Editor: Chiado Editora
Dimensões: 139 x 218 x 65 mm
Coleção: Viagens na Ficção

SINOPSE
A primeira metade do século XVIII, época em que a vida está condicionada pela sombra gelada da Inquisição, é o cenário desta narrativa rica em factos históricos que, graças ao virtuosismo literário a que o autor já nos habituou, se misturam de forma harmoniosa com a ficção.
Numa pequena aldeia da Beira Alta nasce uma linda menina, Marília, com um sinal na pupila esquerda que acaba por lhe traçar o rumo existencial.
No longínquo Brasil, um menino, António José da Silva o "Judeu", irradiando felicidade, curioso por tudo o que o rodeia, vê o percurso normal da sua vida interrompido quando a mãe é acusada de judaísmo.
Duas histórias centrais, recheadas de um vasto leque de personagens, transportam o leitor para os locais mais inesperados, desde a pequena aldeia beirã até à aldeia índia de Sapukaí no interior do Brasil, sem que estranhe a mudança de cenário, sentindo-se completamente integrado nele.
A sensibilidade do autor está presente a todo o momento, mas deslumbra-se na abordagem à Natureza, e requinta na denúncia da situação social da Mulher naquela fase.
Maria Helena Graça

Também de salientar a autenticidade dos diálogos, com a linguagem própria da classe social e cultura das personagens, incluindo o surpreendente conhecimento de aspetos do idioma nativo dos índios do Brasil, tupi-guarani, e da linguagem popular. Acentua-se as virtudes humanas, glorifica-se o amor carnal e espiritual, denuncia-se vícios dos intocáveis, na criação de uma belíssima ficção que tão bem se casa com a realidade. 
Sapinho de Bruxa é pois uma obra-prima cuja leitura nos deleita e enriquece.
Francisco Macedo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"