Livro da semana: "Capitão de abril, Capitão de novembro"


Capitão de Abril, Capitão de Novembro

de Coronel Sousa e Castro
 Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 424
Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse
Em Capitão de Abril, Capitão de Novembro, o Coronel Sousa e Castro, porta-voz do Conselho da Revolução, dá a conhecer as suas memórias e desvenda segredos de dois dos momentos mais marcantes da história recente de Portugal: o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975. 

Sousa e Castro mostra-nos sobretudo a face oculta da história. O verdadeiro teatro que foi o Verão Quente de 75, a contagem de espingardas que precedeu o 25 de Novembro, e o definitivo estabelecimento da democracia que nesse dia Portugal ganhou. No «quem é quem» e no «quem fez o quê» da história, Rodrigo Sousa e Castro revela-nos muitas surpresas e estilhaça alguns mitos.
Rodrigo Manuel Lopes de Sousa e Castro (Celorico de BastoBritelo, 1944) foi um Militar português. Militar de carreira, integra em 1973 a Comissão Coordenadora do Movimento dos Capitães, na clandestinidade. Participa na elaboração do documento O Movimento das Forças Armadas e a Nação, verdadeiro programa político do Movimento dos Capitães, bem como na organização e desencadeamento da operação militar de 25 de Abril de 1974, a designada Revolução dos Cravos, que culmina com o derrube do regime ditatorial, de 48 anos, de Salazar/Caetano. Coube-lhe o levantamento das forças militares a Norte, que na ordem de batalha dão corpo ao Agrupamento November. Durante o Verão de 1975 é um dos subscritores originais do Documento dos Nove e faz parte, por via disso, do Grupo dos Nove.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"