Livro da semana: "Depois do adeus"

Depois do Adeus
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 296
Editor: Parsifal PT

Depois de muitos anos de uma tranquila existência em Angola, durante o Verão de 1975 a família Mendonça foi obrigada a deixar a vida confortável que levava e viu-se obrigada a fugir para a Metrópole. Álvaro, Maria do Carmo, Ana e João perderam tudo o que tinham, tudo o que haviam construído. Em Lisboa, capital de um país desconhecido, num clima de agitação política e à beira da guerra civil, teriam de reconstruir as suas vidas.
Sem dinheiro, sem tecto e sem esperança, a família Mendonça inicia então uma longa batalha para ultrapassar todas as dificuldades, igual à de milhares de famílias que chegaram nas mesmas condições e que enfrentaram uma sociedade que as recebeu com hostilidade. Mas quando a sua vida parecia recompor-se, um segredo guardado durante mais de vinte anos faz tremer a harmonia familiar.
Depois do Adeus, baseado na série homónima que prendeu os portugueses à televisão durante vários meses, não só reconstrói habilmente o Portugal da década de 70, mostrando-nos uma sociedade com um forte desejo de libertação, o fervilhar político após a Revolução ou um quotidiano marcado por uma intensa agitação social, como constitui um retrato fiel de um drama que continua a marcar de forma pungente a sociedade portuguesa contemporânea.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"