Livro da semana: "Eu sei! Ser preto no branco"

Eu sei! ser preto no branco de Nuno Colaço
Editor: Nuno Colaço
Ano: 2011
Pedro é um gestor que aos 40 anos atingiu grande parte dos objectivos a que se propôs. Trabalha onde quer. Ganha o que quer. Tem o que quer. Oriundo de uma família modesta, batalhou arduamente para provar a si mesmo e aos outros do que era capaz. Pelo caminho, abdicou de sonhos, de paixões e de amizades.
Encontramo-lo numa crise depressiva, onde questiona a sua capacidade de continuar num caminho que lhe faz cada vez menos sentido. Os medicamentos a que se habituou já não fazem efeito, e a profunda tristeza em que se deixou afundar parece não ter um fim à vista. Casualmente encontra a possibilidade de pedir ajuda a um psicólogo que inesperadamente lhe propõe uma viagem pelo seu passado, como uma das maneiras possíveis de poder voltar a sentir-se bem com ele e com o mundo que o rodeia.
Neste percurso, encontram-se os pensamentos do Pedro aos pensamentos do psicólogo. Nessa procura de sentido, este psicólogo torna-se real, através da voz do autor, para dar sentido aos procedimentos no acompanhamento de pessoas como o Pedro.
Questionando o saber e o saber fazer dos psicólogos, esta obra apresenta uma proposta de compreensão e acção sobre o psiquismo humano, que culmina num ensaio que apresenta uma nova e ousada perspectiva sobre o funcionamento psicológico. Questiona-se o inconsciente. Questiona-se Freud.
Uma viagem sobre o mundo silencioso e misterioso, entre um paciente e o seu psicólogo.
Comentários
Enviar um comentário