Estreia da semana: "O artista", "Jovem adulta" e "Os marretas"


Artista 
Título original: The Artist 
De: Michel Hazanavicius 
Com: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman 
Género: Comédia Dramática 
Classificação: M/12 
Outros dados: BEL/FRA, 2011, Preto e Branco, 100 min. 

Hollywood, 1927. George Valentine (Jean Dujardin) é a grande estrela da noite de estreia de "A Russian Affair", o seu mais recente filme. Nesse evento, conhece Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma jovem bailarina e actriz em início de carreira. Com apoio de Valentine, que depressa se torna seu mentor e amigo, ela vai sendo acarinhada no meio, conquistando pouco a pouco mais protagonismo. Porém, dois anos depois, com o aparecimento do som na indústria cinematográfica, inicia-se o fim do cinema mudo e, por consequência, da carreira de Valentine. Absolutamente crente de que o som não será mais do que uma moda que em breve cairá em desuso, mas sem ninguém que produza um filme seu, o galã decide investir toda a sua fortuna na produção de uma nova película, cujo fracasso acaba por o levar à ruína. Até que, desesperado e quase a atentar contra a própria vida, reencontra Peppy Miller, hoje transformada em grande diva do ecrã, que tem ainda presente algo fundamental: a gratidão para com alguém que esteve ao seu lado quando o sucesso pouco mais era do que uma simples miragem. Escrito e realizado pelo francês Michel Hazanavicius, depois de estrear na última edição do Festival de Cannes, recebeu vários prémios por todo o mundo e está nomeado para dez Óscares, entre os quais melhores filme, realizador, actor, actriz secundária e argumento original.

 
Attenberg 
Título original: Attenberg 
De: Athina Rachel Tsangari 
Com: Ariane Labed, Vangelis Mourikis, Evangelia Randou, Yorgos Lanthimos 
Género: Drama 
Classificação: M/16 
Outros dados: GRE, 2010, Cores, 96 min. 

Marina (Ariane Labed) não é uma rapariga como as outras. Aos 23 anos, vive em quase total reclusão, tendo apenas por companhia o pai (Vangelis Mourikis), um arquitecto sorumbático e misantropo, e Bella (Evangelia Randou), a melhor amiga. A sua vida passa-se entre os documentários de David Attenborough sobre a vida selvagem, a música dos Suicide e Françoise Hardy e os ensinamentos de Bella sobre a vida sexual, que aprende de maneira pouco ortodoxa. Até ao dia em que chega à sua pequena cidade um desconhecido (Yorgos Lanthimos, realizador de "Canino") que lhe mostrará outras maneiras de levar a vida... Uma comédia negra com argumento e realização de Athina Rachel Tsangari.

   
Jovem Adulta 
Título original: Young Adult 
De: Jason Reitman 
Com: Charlize Theron, Patton Oswalt, Patrick Wilson 
Género: Comédia Dramática 
Classificação: M/12 
Outros dados: EUA, 2011, Cores, 93 min. 

No passado, Mavis Gary (Charlize Theron) era a rapariga mais popular da escola, não apenas por ser a mais bonita e desejada pelos rapazes, como também pelo seu temperamento desagradável, que sempre lhe granjeou inúmeras inimizades. Hoje, é uma escritora de literatura juvenil a viver uma crise de inspiração e recém-saída de uma relação fracassada, que resolve voltar à sua pequena cidade com um objectivo muito preciso: reconquistar Buddy Slade (Patrick Wilson), o seu amor de liceu. Mas, infelizmente, Buddy encontra-se num momento de vida completamente diferente, pois é um homem feliz, casado com Beth (Elizabeth Reaser) e com uma linda bebé nos braços. É então que, Mavis, incrédula quanto ao fracasso do seu encanto sobre ele mas decidida a não desistir sem luta, une-se a Matt (Patton Oswalt), um ex-colega que, tal como ela, ainda não superou alguns factos do passado. Em conjunto vão planear a vingança. Uma comédia negra com realização de Jason Reitman ("Juno", "Nas Nuvens") e argumento de Diablo Cody

 
Os Marretas 
Título original: The Muppets 
De: James Bobin 
Com: Jason Segel, Amy Adams, Chris Cooper 
Género: Comédia, Musical 
Classificação: M/6 
Outros dados: EUA, 2011, Cores, 101 min. 

Walter (voz de Peter Linz) é um fantoche que vive com Gary (Jason Segel), o seu irmão humano, na pequena cidade de Smalltown, EUA. Desde que se conhecem que são grandes admiradores dos Marretas, que ambos sentem ser uma espécie de alter-egos de si próprios. Quando Mary (Amy Adams), a namorada de Gary, o convida para uma viagem de sonho a Los Angeles, crente que será finalmente pedida em casamento, não esperava que ele resolvesse levar o irmão. Mas, apesar da desilusão e de a viagem ser tudo menos romântica, os três acabam juntos nos estúdios dos Marretas, em Los Angeles. É então que descobrem o terrível plano de Tex Richman (Chris Cooper), um magnata do petróleo pouco escrupuloso que pertende arrasar com o estúdio em busca de fortuna (e vingança). Determinados a salvar o espaço, onde a magia da sua infância teve lugar, Walter, Gary e Mary têm uma ideia brilhante: de forma a angariar os dez milhões de dólares necessários para salvar o espaço, reúnem o velho grupo e organizam a grande Gala dos Marretas. Conscientes da difícil tarefa e do pouco tempo que lhes resta, eles terão de fazer de tudo para manter o grupo unido e a confiança num regresso extraordinário. Produzido pelos Estúdios Disney e realizado por James Bobin, o filme segue a velha tradição do conhecido programa com a participação de várias celebridades: Ricky Gervais, Donald Glover, Selena Gomez, Danny Trejo, Mickey Rooney, Billy Crystal, Whoopi Goldberg, Judd Hirsh ou Jim Parsons, entre muitos outros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"