Estreia da semana: "A dama de ferro", "Star Wars", "Detenção de risco" e "Prometo amar-te"



A Dama de Ferro
Título original: The Iron Lady
De: Phyllida Lloyd
Com: Meryl Streep, Jim Broadbent, Olivia Colman
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: GB, 2011, Cores, 105 min.

Margaret Thatcher foi primeira e única mulher a assumir a chefia do Governo britânico, cargo que manteve entre 1979 e 1990. Hoje, octogenária, a "Dama de Ferro" luta contra a perda das suas faculdades que o envelhecimento lhe foi trazendo ao mesmo tempo que se debate entre memórias presentes e passadas. E, à medida que sente que tem de largar as recordações que a prendem ao passado e a Denis, o marido falecido há oito anos, vai fazendo uma retrospectiva do que foi a sua vida, entre triunfos e derrotas - políticas e pessoais. Assim, num redemoinho de recordações, Margaret faz uma longa viagem no tempo até compreender que, na verdade, existem momentos em que uma pessoa tem de perceber que a retirada é a melhor estratégia. Um drama biográfico com realização de Phyllida Lloyd ("Mamma Mia!") e argumento de Abi Morgan. A actriz Meryl Streep dá corpo a Margaret Thatcher numa representação que, para além de vários outros prémios, lhe valeu a sua 17.ª indicação para um Óscar.

 

Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (3D)
Título original: Star Wars: Episode I - The Phantom Menace
De: George Lucas
Com: Ewan McGregor, Jake Lloyd, Liam Neeson, Natalie Portman, Ian McDiarmid
Género: Acção, Aventura, Ficção Científica
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 1999, Cores, 136 min.

Assim que se sente a ameaça de um conflito entre a Federação Comercial e o planeta pacífico Naboo, onde vive a rainha Amidala (Natalie Portman), o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e o seu discípulo, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) dirigem-se ao planeta para prevenir a rainha. No entanto, o ataque dá-se antes do previsto e os cavaleiros Jedi vêm-se obrigados a evacuar a rainha e a sua corte - entre os quais se encontram o poderoso Capitão Panaka (Hugh Quarshie) e Jar Jar Binks (Ahmed Best), um Gungan socialmente rejeitado. Os fugitivos vão parar ao planeta deserto Tatooine, onde encontram Anakin Skywalker - futuro Darth Vader - , um rapazito de nove anos que revela um enorme potencial como Jedi, pelo que Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi decidem apostar no pequeno Anakin e apresentá-lo ao Conselho de Mestres Jedi. Anakin é nomeado cavaleiro, porém, o Conselho e nomeadamente, o Mestre Yoda (Frank Oz), tem um mau pressentimento em relação ao rapaz e avisa os cavaleiros da ameaça que o pequeno pode vir a representar... Seja como for, o conselho permite que Anakin acompanhe Qui-Gon Jinn e Obi Wan nesta guerra, na qual os Jedis deverão enfrentar o lado negro da Força, encabeçado pelo Lord do Sith (a Força Negra), Darth Sidious (Peter Serafinowicz) e representado por Darth Maul (Ray Park)...

 
Detenção de Risco
Título original: Safe House
De: Daniel Espinosa
Com: Ryan Reynolds, Denzel Washington, Robert Patrick
Género: Acção, Crime
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2012, Cores, 115 min.

Tobin Frost (Denzel Washington) é ex-operacional da CIA que se rebelou e seguiu o seu caminho. Procurado pelo crime de alta traição, tem andado em fuga durante os últimos dez anos. Agora, capturado na África do Sul, é levado para uma morada segura, onde esperam arrancar-lhe algumas informações importantes. Como seu guardião está Matt Weston (Ryan Reynolds), um jovem agente desmoralizado com a sua profissão e ansioso pelo momento em que possa demonstrar o seu valor. Quando a casa é bombardeada por um misterioso comando, Matt é obrigado a improvisar, conduzindo o prisioneiro para um novo local seguro. E é então que, entre os dois, surge uma cumplicidade que fará Matt pôr em causa muito daquilo em que sempre acreditou. Mas, até que ponto poderá ele acreditar nas intenções de Frost, que ele conhece como sendo um perigoso criminoso perito em manipulação?

   
Prometo Amar-te 
Título original: The Vow 
De: Michael Sucsy 
Com: Rachel McAdams, Channing Tatum, Jessica Lange 
Género: Drama, Comédia 
Classificação: M/12 
Outros dados: GB/FRA/EUA/ALE, 2012, Cores, 104 min. 

Recém-casados, Paige (Rachel MCadams) e Leo (Channing Tatum) são jovens e sonham com um futuro próspero. Porém, após um terrível acidente de viação, ela sofre um traumatismo craniano que a deixa em coma por vários dias. E quando volta a si percebe que não se recorda da fase mais recente da sua vida, que engloba a sua relação com Leo e a sua vida como artista. Tudo parece ter parado nos tempos de faculdade, quando era uma estudante de Direito. Quando a recuperação das memórias recentes se tornam uma causa perdida, Leo, que a ama profundamente e se recusa a desistir, vê apenas uma alternativa para ter a sua família de volta: começar do zero e fazer com que o amor entre os dois renasça. Realizado por Michael Sucsy, um drama romântico baseado na história verídica de Kim e Krickitt Carpenter, do Novo México, que o casal publicou em 2000.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Todos os caminhos"

Livro da semana: "A princesa Sofia e a fada trapalhona"

Livro da semana: "Os pássaros também choram" de Tiago Seixas