Livro da semana: "Os dias do fim" de Ricardo Saavedra

Os Dias do Fim / Ricardo Saavedra
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 396
Editor: Casa das Letras

Sinopse

Wiriyamu, massacre que o Padre Adrian Hastings denunciou à comunidade internacional há 35 anos, surge pela primeira vez em livro de autor português na primeira edição de Os Dias do Fim. Uma parte do romance gira à volta desse escabroso episódio. Os militares e os políticos não são poupados e, nos vários factos que o texto documenta, sempre que os nomes correspondem a pessoas reais, o rigor histórico está presente. Obra de jornalista, acolhe também o rumor e a má-língua, datados e situados, o que confere ao livro mais um condimento de interesse.

Os Dias do Fim resultam de uma apaixonada mobilização do naipe de virtuosos que convivem no mesmo homem: o jornalista, o pintos, o poeta, o escritor. Lê-se com entusiasmo esta obra em que a paleta do pintor tece climas e cenários, o rigor do jornalista acerta os ponteiros da história, o poeta tempera a dimensão do sonho e o escritor tudo isso conjuga num quadro final, quase sinfónico.


Críticas de imprensa

«Escrito num estilo enxuto, sem grande adjectivação, e mantendo a cadência adequada, Os Dias do Fim dão testemunho de um período concreto da história de Moçambique, com referências bem fundamentadas a alguns dos episódios (e personalidades) que precipitaram a borrasca imperial.»

Eduardo Pitta, Público

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Todos os caminhos"

Livro da semana: "A princesa Sofia e a fada trapalhona"

Livro da semana: "Os pássaros também choram" de Tiago Seixas