Centro Escolar da Mota e Centro Escolar de Fermil estão praticamente prontos para receber os alunos para o próximo ano lectivo



O novo ano lectivo não arranca sem a inauguração de dois centros escolares sediados no Concelho de Celorico de Basto. A inauguração destes Centros está marcada para dia 13 de Setembro antecedendo assim, o inicio do novo ano escolar.
Estas novas infra-estruturas fazem parte de um procedimento impulsionador e dinamizador do Sistema Escolar do Concelho que tem vindo a sofrer uma série de transformações de forma a proporcionar um adequado ambiente de aprendizagem e de fomentar condições que sejam sinónimo de um processo instrutivo competente.
Assim, a Câmara Municipal tendo em conta a revisão curricular notou a necessidade de definir um novo estabelecimento de ensino nos Centros Urbanos de Fermil de Basto e da Mota com a tipologia de escola Básica que incluirá o 1ºciclo do ensino básico com educação pré-escolar. 
Tal como o Centro Escolar da Vila de Celorico de Basto e com base no Decreto-Lei n.º314/97, de Novembro, estes seguirão a tipologia designada como \"Escola Básica do 1º ciclo com Jardim de Infância - (EB1/JI). 
Importa mencionar que este novo sistema educativo não se confina ao espaço físico da instalação escolar mas a toda uma estrutura integrada que compreende, entre outros, o transporte escolar, o provimento das refeições, as acções extracurriculares, a actividade desportiva, o contacto com as novas tecnologias, tudo isto considerado com um nível superior da qualidade de ensino. 
O Centro Escolar de Fermil será o primeiro a ser inaugurado uma obra orçamentada em cerca de 1 milhão e 800 mil euros e que permitirá a apropriada concepção de uma infra-estrutura necessária ao ensino. 
Com capacidade para albergar 120 alunos em 5 salas do 1ºciclo e 50 alunos em 2 salas do pré-escolar, apresentando uma área bruta de construção de 935,00m2 com uma área de recreio de 3.196.00 m2. 
A disposição das salas está de acordo com os restantes Centros Escolares com as áreas comuns e as áreas independentes bem delimitadas de acordo com o ensino em causa. As Áreas específicas para o jardim de Infância, áreas para o 1º ciclo, áreas Administrativas, serviços e infra-estruturas, área desportiva com mini-ginásio e balneários e os espaços exteriores. 
No mesmo dia, será inaugurado o Centro Escolar da Mota que terá as mesmas funções que o Centro escolar de Fermil, designada com a mesma nomenclatura. 
Uma obra que marca mais uma etapa na evolução do ensino no concelho com um custo a rondar 2 milhões e 850 mil euros. 
O empreendimento terá capacidade para albergar 288 alunos em 12 salas no 1º Ciclo e 50 alunos com 2 salas para o Pré-Escolar. Apresenta uma área bruta de construção de 1.859 m2 com uma área de recreio de 6.253m2.

Escola Básica do 1º ciclo com Jardim de Infância - (EB1/JI) estará dividida em várias áreas. As áreas comuns que englobam os serviços e infra-estruturas e áreas administrativas. A área do 1ºCiclo que compreende as salas de aula, as salas de educação Plástica, a sala polivalente, as instalações Sanitárias, a Biblioteca e Mediateca e o gabinete para os professores. As áreas do Jardim de Infância compreendem a salas de actividades, o vestiário para crianças, as instalações Sanitárias, a sala polivalente, Gabinetes para Educadores e Professores e a arrecadação de Material Didáctico e audiovisual. Apresenta ainda áreas exteriores com um espaço de recreio coberto e outro descoberto, acessos e percursos.

Fonte: http://www.cm-celoricobasto.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"