Mário Soares preside à abertura da Feira do Livro de Celorico de Basto

Celorico de Basto apresentou, hoje, em conferência de imprensa, o programa da III edição da Feira do Livro e das profissões que se realiza de 23 a 28 de Maio, na Biblioteca Municipal de Celorico de Basto e no Pavilhão Gimnodesportivo da EB2,3/S de Celorico de Basto.

A abertura oficial do evento será presidida por uma das figuras mais marcantes da política portuguesa, o ex presidente da República, Mário Soares, pelo patrono da Biblioteca Municipal, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva.

Como em anos transactos, a Feira do Livro de Celorico de Basto, apresenta figuras e temas de destaque que enriquecem o evento.

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva destacou o facto de este evento trazer ao concelho figuras importantes da nossa cultura e de dar a conhecer aos jovens o percurso de vida dessas pessoas. \"A nossa feira do livro traz pessoas de renome, mas também apresenta jovens promissores e com este programa pretende-se mostrar aos mais novos o percurso de vida destas pessoas.\"




Cada dia de Feira terá um tema específico com actividades direccionadas para esse mesmo tema. De referir o dia 24 de Maio - Dia das Forças Armadas que contará com a presença de militares do Centro de Recrutamento de Vila Real que farão demonstrações militares ao longo do dia. Durante a tarde desfilará e actuará pelas ruas da vila a Banda de Música da Região Militar do Norte composta por cerca de 80 elementos. O dia 25 é dedicado aos Desportos.

No dia 26, as artes serão cabeça de cartaz, com destaque para o escritor Pedro Mésseder que estará presente no recinto. A partir das 21h30 podem assistir ao Farm Film Festival - Exibição de filmes.

O dia 27 é marcado pela importância da Floresta, uma iniciativa que contará com a participação do PROSEPE, no âmbito do XI Encontro Distrital dos clubes da floresta do Distrito de Braga com a animação a cargo do agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

Neste dia, às 21h00, haverá um Festival de Música protagonizado pelos alunos de Escolas do Concelho.

O certame encerrará no dia 28, na presença do escritor João Tordo, de Marcelo Rebelo de Sousa e do Presidente da Câmara Municipal.

Este ano, a Feira do Livro terá a particularidade de ter, paralelamente ao certame, a Feira das Profissões. Esta mostra pretende ser mais um meio ao dispor dos jovens, na medida em que tem por missão facilitar a procura e o acesso ao trabalho.

Na conferência foram também apresentados os Encontros de Basto e Barroso, pelo Director do Centro de Formação, João Carlos. A XIV edição do evento, organizado pelo Centro de Formação de Basto e pelo Município de Celorico de Basto é mais uma iniciativa, com várias actividades relacionadas com educação, cultura e desporto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"