Festa Internacional das Camélias

Qualidade de Basto EEM, em parceria com o Município de Celorico de Basto, está a preparar, à semelhança dos anos anteriores, a Festa Internacional das Camélias, a ter lugar nos dias 18, 19 e 20 de Março.

Este certame, que se realiza pelo oitavo ano consecutivo, tem como objectivos a divulgação e valorização do património natural constituído por camélias existente no concelho, e conta com a realização de inúmeras acções direccionadas para o tema das camélias e cameleiras.

Do programa fazem parte várias actividades, sendo que no dia 18, sexta-feira, pelas 21 horas, a Festa tem início com uma exposição de fotografias de camélias, resultantes do concurso de fotografia Celorico de Basto – Um Jardim de Camélias.

No sábado, por sua vez, têm lugar os já habituais, exposição, concurso e mercado de camélias, nos quais se podem apreciar inúmeras variedades de camélias, arranjos florais artísticos e até mesmo adquirir alguns exemplares de cameleiras.

Ainda no sábado, dia 19, tem lugar a actividade Muro de Camélias, que conta com a participação de Associações, Escolas e Juntas de Freguesia do concelho e que consiste na ornamentação de pequenos muros com trabalhos alusivos às camélias, podendo ser utilizados diversos materiais desde a própria flor ou folhas das cameleiras, até ao papel, plástico, vidro, tecido, entre outros.

E, assinalando o dia do Pai, a organização avança com uma nova iniciativa intitulada Com o Pai plantar uma Camélia. Com esta acção pretende-se que Pais e Filhos assinalem o dia com a plantação de uma camélia num espaço preparado para este efeito.

No domingo, dia 20 de Março, a par da exposição e mercado de camélias, terá lugar a Visita a Jardins de Camélias do concelho, momento este que permitirá a todos os interessados apreciar inúmeros exemplares de cameleiras, artisticamente trabalhadas, e que fornecem um encanto especial a estes jardins.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Todos os caminhos"

Livro da semana: "A princesa Sofia e a fada trapalhona"

Livro da semana: "Os pássaros também choram" de Tiago Seixas