Concurso: "Conhece um escritor"

A Revista Visão Júnior, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o concurso “Conheço um escritor”, aberto a todos os alunos do Ensino Básico, do 1º ao 9º Anos de escolaridade. Esta iniciativa tem como objectivos estimular o gosto pela leitura, desenvolver o interesse pelos livros, conhecer escritores portugueses e as suas obras e permitir uma maior aproximação entre os autores e os leitores.

O concurso “Conheço um escritor” poderá contribuir para a dinamização das actividades das Bibliotecas Municipais e/ou Escolares, ao propor aos alunos / utentes das Bibliotecas Municipais a leitura de livros de autores de literatura infantil e juvenil e, em simultâneo, a realização de trabalhos a partir de um livro lido ou da vida e obra de um escritor.

Esta iniciativa tem início no mês de Janeiro de 2011 e irá decorrer ao longo de todo o ano – Janeiro a Dezembro (com interrupção, apenas, no mês de Agosto).

Todos os meses, a partir de Janeiro, a Revista Visão Júnior disponibilizará no seu site, um cartaz para anunciar o escritor do mês.
O bibliotecário municipal / o professor bibliotecário das escolas básicas poderá fazer a afixação do cartaz na respectiva biblioteca e divulgar a iniciativa junto dos alunos / utentes da Biblioteca Municipal.

Os alunos do ensino básico podem participar neste concurso, individualmente ou em grupo, através das seguintes modalidades de texto:

• ENTREVISTA: envio mensal de perguntas sobre os aspectos considerados mais interessantes da actividade profissional e da vida pessoal do escritor indicado para esse mês; cada aluno, ou grupo de alunos, poderá enviar uma ou mais questões para o endereço escritoresjunior@impresa.pt

Todos os meses serão seleccionados os três autores das perguntas consideradas mais pertinentes, para fazer pessoalmente uma entrevista ao escritor. A entrevista será realizada, sempre que possível, na sua casa ou no local onde costuma trabalhar e será publicada na Visão Júnior.

• RECONTO, DRAMATIZAÇÃO, TEXTO BIOBIBLIOGRÁFICO: os participantes poderão elaborar textos, com o máximo de 800 caracteres, sobre o autor do mês – reconto ou dramatização de um livro ou de um excerto/ recolha de dados biobibliográficos sobre o escritor.

Todos os meses serão publicados os trabalhos seleccionados, na revista e no site da Visão Júnior.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"