Sete filmes portugueses integram Festival Premiers Plans em França

Sete filmes portugueses, sobretudo curtas-metragens de estreia, foram seleccionados para o vigésimo terceiro Festival Premiers Plans, dedicado a primeiras obras e que começa no dia 22 deste mês em Angers, França.

Na competição de curtas-metragens está "Arena", de João Salaviza, Palma de Ouro em Cannes, enquanto “Algo Importante”, do ilustrador João Fazenda, e “Pássaros”, do autor de banda desenhada Filipe Abranches, foram seleccionados para a competição de cinema de animação.

Fora de competição serão exibidos ainda "A meio da noite", animação de Fernando José Saraiva, e o premiado “Canção de amor e Saúde”, curta-metragem de João Nicolau.

Na programação para os mais pequenos foi incluído "A noite", de Regina Pessoa.

A única longa-metragem portuguesa seleccionada foi "Cinerama", de Inês Oliveira, que tem estreia comercial em Portugal a 18 de Março e que conta no elenco com Sofia Marques, Ricardo Aibéo e Diogo Dória.

"Gosto de trabalhar uma ficção como documentarista, aplicando os meus métodos de investigação que a cada filme adapto. A minha proposta com este filme é dar a ver e ouvir três crónicas que são expostas como um tríptico, ou como uma música de três andamentos", refere a realizadora na nota de intenções.

O Festival Premiers Plans, que já deu a conhecer primeiras obras de realizadores como Fatih Akin, Matteo Garrone e Arnaud Desplechin, decorrerá de 22 a 31 de Janeiro, em Angers, no norte de França. Ler no
Público

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"