Orçamento da Cultura cresce 12,8 por cento, para 236,3 milhões de euros

No final da última legislatura, o primeiro-ministro, José Sócrates, assumiu como erro ter investido pouco na Cultura. Apesar disso a cultura representa só 0,4% das despesas da administração central (em 2009 esse número era 0,3 por cento) e os gastos com a Cultura para 2010 correspondem a 0,1 por cento do PIB.
Vão ser lançadas as bases de um programa de rede de bibliotecas públicas (numa colaboração da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas com a Biblioteca Nacional e do Livro de Cabo Verde e o Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa de Moçambique), realizar-se várias feiras do livro nos países da CPLP e será também lançado o Projecto Língua, Música, Teatro, Literatura e Culinária em articulação com o Brasil.
Será ainda revisto o funcionamento do Fundo de Investimento para o Cinema e Audiovisual e reforçada a actuação do Instituto de Cinema e Audiovisual. A Cinemateca lançará o projecto de uma base de dados que permitirá aceder através do seu website a conteúdos como a filmografia portuguesa, a biblioteca e o arquivo fotográfico, a objectos museográficos e objectos digitais. Ler no Público
Comentários
Enviar um comentário