Saramago e Rodrigues dos Santos candidatos a Prémio Impac

Romances dos portugueses José Saramago e José Rodrigues dos Santos, do angolano José Eduardo Agualusa e do brasileiro Milton Hatoum figuram na "long list" do Prémio literário Impac Dublin, a que concorrem este ano 156 títulos.
Os romances são: "Intermitências da morte" (Editorial Caminho), de Saramago, "Codex 632"(Gradiva), de Rodrigues dos Santos, "As mulheres do meu pai", (Publicações Dom Quixote), de Agualusa e "Cinzas do Norte", (Livros Cotovia).

O Impac, a que concorrem obras nomeadas por livreiros de todo o mundo, é um dos prémios literários com maior dotação pecuniária à escala mundial: 100 mil euros. Na edição deste ano participam obras de 46 países, escritas em 18 línguas.

Além de Saramago, um outro prémio nobel - a norte-americana Toni Morrison - faz parte da lista, com o romance "A dádiva" (Editorial Presença) e que concorre ao Impac com oito nomeações.

Os livros seleccionados para a "short list" serão anunciados pelo júri do prémio a 14 de Abril de 2010 e o nome do vencedor conhecido dois meses depois, a 17 de Junho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"