Dia Mundial da Literacia assinala-se hoje

A Campanha Global pela Educação em Portugal assinala hoje o Dia Mundial da Literacia sublinhando o "impacto da educação e da alfabetização no aumento dos rendimentos das famílias, na melhoria das condições de higiene e de saúde".

Cerca de 75 milhões de crianças em todo o mundo continuam sem acesso ao ensino. Em Portugal, nove em cada cem portugueses continuam sem saber ler nem escrever, na maioria idosos e a viverem no Interior, segundo o último censos.

O Dia Mundial da Literacia assinala-se hoje. Em Portugal, em dez anos, o número de pessoas que não sabe ler nem escrever desceu de 11 para 9 por cento, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística referentes a 2001.

Para o presidente da Associação O Direito a Aprender, Rui Seguro, "estes números ainda estão muito longe do ideal. Nos países nórdicos é um escândalo quando se encontra uma pessoa analfabeta. Já em Portugal menospreza-se essa realidade. Estamos a falar de quase um milhão de pessoas", refere.

De acordo com a Campanha Global pela Educação, só na África Ocidental cerca de 65 milhões de jovens e adultos, ou seja, mais de 40 por cento da população, não sabem ler nem escrever.

De acordo com o relatório "From closed books to open doors - West Africa's literacy challenge", 40 milhões dos não alfabetizados são mulheres, sendo que em países como a Guiné-Bissau ou o Mali, não chega a 20 por cento o número de mulheres que sabe ler e escrever.

Fonte: Lusa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"