António Tabucchi: 1943 -

Antonio Tabucchi (nascido em Vecchiano, Província de Pisa a 24 de Setembro de 1943) é um escritor italiano, professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Siena. Apaixonado por Portugal, e dos melhores conhecedores, crítico e tradutor italiano do escritor português Fernando Pessoa. Tabucchi chega à obra de Pessoa nos anos sessenta, na Sorbona, fica fascinado e no seu retorno a Itália assiste a aulas de português para poder perceber melhor o poeta.

O seus livros têm sido traduzidos em dezoito Estados. Em parceria com Maria José de Lancastre, a sua companheira, tem traduzido para italiano muitas das obras de Pessoa. Tendo mesmo escrito um livro de ensaios e uma comédia teatral sobre ele.

Obteve o prémio francês "Médicis étranger" pelo seu romance "Nocturno Indiano", e o prémio Campiello por "A Firma Pereira".

Alguns dos seus livros mais conhecidos são "Nocturno Indiano", "Pequenos equívocos sem importância", "A mulher de Porto Pim", "Pessoana mínima: escritos sobre Fernando Pessoa", "A Firma Pereira", "A cabeça perdida de Damasceno Monteiro" e "O tempo aperta". Vários dos seus livros têm sido levados ao cinema, de destacar "A Firma Pereira", onde Marcello Mastroianni realiza uma das suas últimas interpretações, em 1995, só um ano antes da sua morte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"