Celorico de Basto assina protocolo de adesão ao Plano Nacional de Leitura


Celorico de Basto e mais sete municípios assinaram na passada segunda-feira protocolos de adesão ao Plano Nacional de Leitura (PNL).

Numa cerimónia integrada no programa do 1º Fórum Ibero-Americano de Literacia/16.ª Conferência Europeia de Leitura, à assinatura destes protocolos presidiu Teresa Calçada, coordenadora da rede das Bibliotecas Escolares e vice-comissária do PNL. A adesão destes municípios ao PNL vai permitir desde já que o plano chegue mais rapidamente e enriquecido às escolas do primeiro ciclo dos respectivos concelhos.

Teresa Calçada explicou que o PNL abrange as escolas EB 2,3 e que a colaboração dos municípios vai permitir, num esforço conjunto, criar meios e ambientes que favoreçam a leitura e que valorizem o livro e a escrita.

“Os leitores não nascem feitos. É preciso fazer leitores”, vincou a responsável, realçando o papel que a escola tem na matéria, mas salvaguardando que apesar das orientações dados pelo PNL, as escolas e os professores são soberanos nos métodos e nos livros que utilizam nas aulas.
O PNL aconselha e apoia as escolas para que comprem vários exemplares de um mesmo livro “para possibilitar o trabalho a par dentro da sala de aula”.

O envolvimento das autarquias está a ser feito caso a caso, logo os montantes financeiros que as câmaras investem neste projec-to também são definidos um a um.
O objectivo final deste protocolo vai de encontro à missão do PNL: elevar o nível de literacia dos portugueses.

Aguardada a adesão dos restantes municípios

Teresa Calçada espera que os restantes seis municípios do distrito sigam o exemplo daqueles que ontem firmaram protocolos com o Plano Nacional de Leitura (PNL). No caso do concelho de Braga, a vice-comissária do PNL adiantou que o processo está praticamente concluído, mas não foi possível proceder já à celebração do respectivo protocolo.[correiodominho.pt]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"