Parabéns!!!


José Eduardo Agualusa
Biografia
José Eduardo Agualusa é natural de Huambo, Angola (13-12-1960). Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, Portugal. Os seus livros estão traduzidos para uma dezena de idiomas. Também escreveu uma peça de teatro, "Geração W", para o Teatro Meridional e outra "Chovem amores na Rua do Matador”, juntamente com Mia Couto, para a companhia Trigo Limpo Teatro ACERT.
Beneficiou de três bolsas de criação literária: a primeira, concedida pelo Centro Nacional de Cultura em 1997 para escrever Nação Crioula, a segunda em 2000, concedida pela Fundação Oriente, que lhe permitiu visitar Goa durante 3 meses e na sequência da qual escreveu "Um estranho em Goa" e a terceira em 2001, concedida pela instituição alemã Deutscher Akademischer Austauschdienst. Graças a esta bolsa viveu um ano em Berlim, e foi lá que escreveu "O ano em que Zumbi tomou o Rio".
Divide o seu tempo entre Angola, Portugal e Brasil. Assina uma crónica quinzenal na revista Pública e realiza para a RDP "A hora das Cigarras", um programa de música e poesia africana. É membro da
União dos Escritores Angolanos.
Em 2006 lançou, juntamente com Conceição Lopes e Fatima Otero, a editora brasileira
Língua Geral, dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa.
Obras Premiadas
O seu primeiro romance - A Conjura - recebeu o Prémio de Revelação Sonangol.
Com Nação Crioula foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura da RTP.
Fronteiras Perdidas obteve o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores.
Estranhões e Bizarrocos obteve o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para crianças, em 2002.
Agualusa recebeu, em 2007, o prestigioso Prémio Independente de Ficção Estrangeira, promovido pelo diário britânico "The Independent" em colaboração com o Conselho das Artes do Reino Unido, pelo livro O Vendedor de Passados, tornando-se o primeiro escritor africano a receber tal distinção.
Pode requesitar os seus livros na Biblioteca Municipal
Boas Leituras

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"