Livro da semana: "Alice e a sua passagem por Ophiusa"

Alice e a Sua Passagem por Ophiusa
de Ilídio Duarte Rodrigues 
ISBN: 9789897747779
Edição ou reimpressão: 05-2017
Editor: Chiado Books
Páginas: 210

SINOPSE
A presente narrativa é a vida.
É a vida da jovem Alice e de seus avós Ângela e François. São as suas tristezas, alegrias e luta.
É a angústia, o desamparo e o desespero perante a morte de François, primeiro, e de Ângela, mais tarde. "- Eu sei, eu sei … Tu és um ser racional e, por isso, sabes que a morte é inevitável. Daí sentires uma angústia natural perante o simples pensamento dela. Eu já nem sinto angústia nem medo. Sabes de que tenho receio? É do caminho que devo fazer para lá chegar."

Mas é também a felicidade construída pelo amor, que tudo muda em ouro: o amor para a vida e para a morte e o amor inventado e construído em cada momento. E é ainda o prazer do desejo lascivo na promíscua Leukotekia da década de trinta do século passado. "François, com um ar feliz e um brilho nos olhos, como nunca lhe tinha visto, retribuiu com outro beijo. Então dei-lhe a ordem de LouiseLabé "Beija mais, beija-me e torna a beijar." 

Depois, é a luta da avó Ângela contra o arbítrio, a opressão, a barbárie, que viveu na sua pátria, e a sua aspiração à liberdade. São os valores que todos comungam, nos quais a avó Ângela vê os alicerces da construção do ser humano. "Diz-me que valores tens, que eu te direi quem és, costumava ela afirmar. Todavia, nunca impediu a sua livre escolha. Então não é verdade que o valor só tem valor se for livremente escolhido? Nunca fez das alternativas um papão. Isso seria tentativa de manipulação, pois claro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"