Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas - 11 de Março




Hoje, comemoramos, pelo segundo ano, o Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e queremos voltar a fazê-lo convosco! 

Relembramos que foi a 11 de março, em 1986 e 1987, que foram publicados os dois documentos fundadores do projeto RNBP, projeto emblemático da área da Cultura que veio alterar o panorama das bibliotecas em Portugal, pelo que consideramos ser a data ideal para celebrar as bibliotecas públicas, ainda que não seja um dia nacional oficial.

Comemorar a RNBP é reviver e honrar o seu passado, mas também analisar o presente e pensar o futuro; é mostrar que pertencemos a um todo, que somos muitos e que nos identificamos com o trabalho que fazemos; é fazer um olhar crítico e lançar novas ideias, atividades e projetos que cruzem gerações, que sejam inclusivas, “fora de portas” e que mostrem que o serviço de biblioteca é para tod@s e em qualquer lugar, indo ao encontro das necessidades das comunidades e de quem ainda não conhece o trabalho das bibliotecas públicas.

Para além das atividades que a DGLAB está a preparar e que divulgaremos em breve, queremos sobretudo assinalar este dia promovendo a nossa Rede da melhor forma possível, quer através de atividades que as bibliotecas possam organizar junto das suas comunidades, presencialmente ou online, quer divulgando-as nas redes sociais com as hastag #11marçoDiaRNBP #36anosRNBP e #BibliotecasAquiParaSi, mencionando a @rnbp e, se possível, utilizando o nosso/vosso logotipo RNBP nos materiais que produzirem. 

Para quem não nos acompanhou no Dia da RNBP de 2021, primeiro ano em que comemorámos juntos este dia, deixamos aqui o convite para assistirem aos dois eventos promovidos online e em direto a partir do nosso Facebook: "Bibliotecas Públicas: Hoje!" e "Era uma vez... a RNBP".

As redes ganham dimensão e significado quando todos trabalhamos em conjunto e com um mesmo propósito, contamos com a participação de todos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"