Onda Pina em movimento



Dando continuidade a projetos anteriores, o Museu Nacional da Imprensa está a preparar várias iniciativas para assinalar o 71.º aniversário do nascimento (18.nov.1943) do jornalista e escritor Manuel António Pina, Prémio Camões 2011.
Falecido em 2012, Manuel António Pina deixou uma obra singular, no campo da poesia, da crónica, da literatura infanto-juvenil e do teatro.
Neste contexto, gostaríamos de associar a vossa entidade a uma iniciativa que designamos de ONDA PINA - A POESIA em MOVIMENTO e que envolverá escolas e universidades de Portugal e dos países de língua oficial portuguesa, bem como escolas/centros de Português de outros países.
Pretendemos que, nas mais diversas entidades associadas, sejam lidos poemas de Manuel António Pina, em algum momento do dia 18 de novembro, próximo, em salas de aula ou átrios. Poderão também ser desenvolvidas outras atividades, que tenham por base a vida/obra do autor.
Trata-se de uma atividade simples, mas de grande significado, por envolver, nos mais diversos locais do mundo lusófono, a evocação daquele jornalista e escritor que o Museu Nacional da Imprensa homenageou em 2012, com uma grande exposição bio-bibliográfica.
Sendo o jornalista português mais premiado de sempre, Manuel António Pina recolheu, em 2011, a unanimidade do Júri do Prémio Camões, pela “originalidade e diversidade do conjunto da obra premiada”.

Vamos criar uma página especial no Facebook e no sítio do MNI com imagens sobre as diferentes iniciativas e, por isso, gostaríamos de solicitar o envio dos respetivos registos para: servicoeducativo@museudaimprensa.pt 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro da semana: "Um problema muito enorme"

Lenda de Celorico de Basto : “Justiça popular...na Villa de Basto"

Livro da semana: "Cinzas de Sabrina"